Mercado de trabalhos

O mercado de trabalho suíço se caracteriza por um elevado nível de estabilidade, uma grande proporção de trabalhadores de meio período e uma baixa taxa de desemprego. Mais de um quarto dos trabalhadores são estrangeiros.

Salários e horário de trabalho

O salário bruto médio em 2020 com jornada completa era de 6.665 francos por mês. Os 10% dos empregados com os salários mais baixos ganhavam menos de 4.382 francos brutos por mês, enquanto os 10% dos empregados mais bem pagos recebiam mais de 11.996 francos brutos por mês. Não há salário mínimo definido pelo Estado na Suíça.

O salário médio em 2020 no setor privado era de 6.361 francos brutos por mês; no setor público, de 8.012 francos brutos por mês. Existem também grandes diferenças entre os setores. Os salários são particularmente altos em setores com elevado valor agregado, como tecnologia da informação (9.206 francos brutos por mês), farmacêutico (10.040 francos brutos por mês) ou bancos (10.211 francos brutos por mês). Os setores com salários abaixo da média nacional incluem o comércio varejista (4.997 francos brutos por mês), turismo (4.479 francos brutos por mês), hotelaria (4.488 francos brutos por mês) e serviços pessoais (4.211 francos brutos por mês).

Our vision

We want to live in a world where people can buy homes that match their needs rather than having to find a compromise and settle on the second-best option. That's why we take a lot of time and care in getting to know our clients from the moment they reach out to us and ask for our help.

Taxa de desemprego

A taxa de desemprego da Suíça é uma das mais baixas de toda a Europa: em 2022 era de 2,2%. O desemprego entre estrangeiros, porém, era de 3,8%. O desemprego entre os jovens é inferior à taxa média de desemprego, sendo esta faixa etária particularmente afetada pelas flutuações econômicas.

Alguns setores estão sujeitos a flutuações sazonais: estas são particularmente pronunciadas na área de construção civil, que responde por cerca de 10% de todos os desempregados. Os cantões suíços ocidentais de Genebra, Jura e Vaud apresentam as taxas de desemprego mais elevadas. A taxa de desemprego é mais baixa na Suíça Central (Appenzell Innerrhoden, Obwalden, Nidwalden e Uri).